Gestão esportiva é o nome dado à soma do gerenciamento técnico e administrativo de uma organização cujo foco é o esporte. Clubes, associações, federações e escolas são exemplos de entidades que dependem bastante da gestão esportiva para performar bem em diversos segmentos, ela envolve gestão de pessoas, marketing e comunicação, finanças, organização de recursos, captação de patrocínio, vendas, jurídico, e muito mais.

Essencial para que as organizações tenham bom desempenho financeiro, estratégico e esportivo, a gestão esportiva ainda é dúvida para muitos gestores. A desinformação é ainda maior quando o assunto passa pela digitalização da gestão esportiva.

O que é gestão esportiva?

Devido à diversidade de modalidades a definição de gestão esportiva pode ser bem ampla. No entanto, podemos dizer que o gestor esportivo é o responsável por gerenciar técnica e administrativamente um clube, uma empresa ou uma federação esportiva, e o sucesso dessas organizações está diretamente ligada à conduta do gestor. 

A gestão esportiva deve estar focada nas estratégias para o desenvolvimento financeiro, administrativo e técnico da organização. Assim, algumas das atribuições do gestor esportivo são: 

  • elaborar projetos;
  • estabelecer metas, estratégias e prazos;
  • contratar e coordenar equipes diversas;
  • avaliar o desempenho da equipe ou organização;
  • elaborar relatórios de performance;
  • acompanhar o controle financeiro;
  • buscar patrocínios e captar recursos variados;
  • organizar e promover eventos e competições.

Como profissionalizar a gestão esportiva de uma organização?

Não há dúvidas de que as organizações esportivas ainda precisam caminhar muito em direção à profissionalização da gestão. A questão que muitas vezes ronda os profissionais envolvidos é: como fazer isso? 

A certeza é que tudo isso envolve tecnologia. Muitas das funções desempenhadas por um gestor exigem muita dedicação — consequentemente, tempo — e algumas tarefas podem ser facilmente otimizadas com o uso da tecnologia.

Clupik, a mais avançada e moderna ferramenta de gestão para clubes e associações esportivas.

Disponível no Brasil, esse fantástico software consegue reunir numa só ferramenta as principais funcionalidades para a administração de uma entidade esportiva de forma transversal, através da digitalização de todos os processos, e de uma comunicação efetiva aliada à uma gestão inteligente.

Contabilidade, banco de dados digital, competições, acompanhamento do desempenho dos atletas, notificação e comunicação, organização de treinamentos, convocações, loja online, website e um aplicativo exclusivo, tudo isso no seu bolso!

Clique aqui e conheça CLUPIK!

Algumas das funções que Clupik oferece: calendário de competições, controle de pagamentos, acompanhamento de atletas.
Clupik – Seu clube no seu bolso

Otimizando a gestão de competições

Controlar inscrições, receber pagamentos, elaborar a tabela de disputas, redigir um regulamento, divulgar a competição… Se você ainda abre o Excel para realizar uma ou mais de uma dessas tarefas, pare já. Você está perdendo a oportunidade de usar seu tempo para atividades muito mais valiosas e rentáveis. 

A Clupik oferece a possibilidade de automatizar várias dessas demandas. Assim, você poderá colocar ênfase em captar recursos, aumentar a visibilidade da sua marca, e o mais importante, apoiar as suas equipes e seus atletas.

Baseando as decisões em dados

Todos sabemos que o esporte envolve um sentimento que não é particularmente racional, digamos assim: a paixão. Por isso, basear as decisões na emoção pode não ser a melhor das ideias quando falamos de gestão.

É preciso que a gestão esportiva seja mais assertiva e focada em dados para a tomada de decisões. Esse tipo de cultura acelera o crescimento das organizações, reduz a chance de erros no processos decisórios e aumenta a produtividade das equipes.

Com um banco de dados unificado e atualizado em tempo real, a Clupik permite ao gestor acesso imediato e segmentado à todos os usuários de forma segura. Mecanismos de busca e filtros estão à disposição para acesso rápido das informações além de contar com uma visualização personalizável.

Gerencie aspectos econômicos, esportivos, administrativos de seu clube com uma única ferramenta
Clupik – Gestão simplificada

Entrando de cabeça em modelos empresariais de gestão

No esporte brasileiro, por exemplo, é muito comum ouvir falar sobre as dívidas bilionárias de alguns dos maiores clubes do país. Os maiores clubes do mundo nos dias de hoje alcançaram essa visibilidade através de uma mudança radical no seu sistema de gestão, o que por consequência ampliou a visibilidade da marca, atraindo patrocinadores, sócios e principalmente conquistas. 

Por isso, as organizações esportivas que não se agilizarem para funcionar em alto nível de gestão, enfrentarão dificuldades tanto dentro de quanto fora das competições. Quem não organizar a casa e profissionalizar a gestão esportiva com base em modelos de gestão eficazes e focados em resultado vai perder o bonde da história. 

Como vimos neste post, a gestão esportiva é essencial para colocar entidades esportivas no rumo do sucesso.

Experimente Clupik gratuitamente e entre no hall das maiores organizações esportivas mundiais, aumente as receitas e a visibilidade da sua organização esportiva com o mundo digital de CLUPIK.