É lucrativo abrir uma loja online para o meu clube esportivo?

Você provavelmente está considerando a loja online como uma nova fonte de renda para o seu clube. E não só isso, mas isso permitirá facilitar os processos tanto para você como clube, quanto para atletas, membros e torcedores. Parece ótimo, não é?

Em princípio, sim. Claro, é uma ótima ideia. Mas não é uma decisão banal, pois isso exigirá tempo e esforço até que tudo esteja em andamento. Vamos contar uma série de truques e dicas que você deve ter em mente antes de se aventurar com sua loja online. Vamos lá!

O que devo ter em mente para decidir se abro uma loja online ou não?

Tenha uma mentalidade de negócio

A maioria dos clubes não visa fins comerciais. Não é essencial ter uma mentalidade empreendedora. Na verdade, não deveria ser o objetivo do clube. Mas o interessante é valorizar diferentes fluxos de receita com uma mentalidade empreendedora, para que a renda gerada vá para o clube, para os atletas e para oferecer o melhor dos serviços. Nesse sentido, o e-commerce pode ajudá-lo a expandir seus horizontes e expandir sua marca.

Tamanho do seu clube

Você tem que levar em conta o número de pessoas que compõem seu clube e o número de torcedores e membros. Não é a mesma coisa um clube é formado por 20 pessoas e um clube formado por 800. O alcance de suas vendas será maior quanto mais pessoas forem afiliadas ao seu clube. Tanto pelo impacto direto quanto indireto. Se o seu clube é “pequeno”, talvez seja mais aconselhável concentrar seus esforços em fazê-lo crescer, atraindo novos membros. Mais tarde, você lerá algumas linhas de negócios para o mundo digital.

Analise seu ambiente

Parece óbvio, mas o local onde seu clube está localizado é muito relevante. Por um lado, pelo número de habitantes. Se é uma cidade pequena, parece mais lógico vender as roupas do clube na sede do que tentar colocá-las online. Por outro lado, em uma capital ou em uma cidade maior, você pode precisar alcançar pessoas que não têm acesso às suas instalações facilmente.

Estando na internet, qualquer pessoa, onde quer que esteja, pode acessar a web. Não importa onde você está fisicamente. Não há limite geográfico. Você tem um alcance maior e o que é melhor, maior possibilidade de vendas.

Por outro lado, e não menos importante, é interessante analisar os hábitos de consumo das pessoas ao seu redor. Eles estão acostumados a comprar online? É possível mudar hábitos de consumo, mas é um trabalho que você terá que fazer, então não custa tentar estudá-lo antecipadamente.

Analise o que os outros clubes fazem

Isso lhe dará muitos dados sobre como o setor está, porque se você ver que nenhum clube possui uma loja online você pode quebrar o mercado. Se há um clube que promove compras online e faz isso maravilhosamente bem, você deve seguir seu exemplo e adotar suas boas práticas. É mais fácil seguir o caminho de um clube de referência, do que querer inventar o caminho.

Estime a rentabilidade de sua loja online

Se você já tem uma loja física como tal ou encomenda seu equipamento esportivo mesmo sem ter um estabelecimento físico, você pode ter uma ideia aproximada sobre o potencial deste novo canal de vendas.

Com base em tudo descrito, defina seu orçamento

Você tem que levar em conta se você tem dinheiro suficiente para configurar este negócio online. Não requer o mesmo valor se, por exemplo, você contratar uma empresa para fazer o site, mantê-lo, estocar as roupas e enviá-las, para que você assuma todos esses processos.

Vamos imaginar que mais ou menos faz sentido criar uma loja online. Com o orçamento que você tem você estima uma renda interessante, e você observou a concorrência. Se você ainda está hesitante e precisa desse impulso para ajudá-lo a tomar a decisão, aqui estão as vantagens de abrir um e-commerce:

Vantagens de criar uma loja online para o seu clube esportivo

A loja fica aberta 24 horas por dia.

Esse tipo de comércio não tem horários. A qualquer hora do dia, alguém pode acessar sua loja online e comprar o produto que quiser. Funciona 365 dias por ano.

Alcançar novos clientes

Reduza seus custos

Você economiza inúmeros custos se compararmos com uma loja física. Não é necessário pagar o aluguel de um lugar físico, nem eletricidade, água… ligado a este aluguel. Você não precisa de uma pessoa em um horário de atendimento ao cliente, mas você pode preparar pedidos dedicando pouco tempo por dia. Não é necessário ter estoque, pois, às vezes, acordos podem ser firmados com fornecedores, para que produzam as roupas do clube após o pedido e não antes.

Aumente seu lucro

Se os custos forem menores, a margem de lucro é maior. É verdade que teremos que adicionar outros tipos de custos que não tínhamos antes, como o transporte. No entanto, existem muitos clubes que repassam esse custo ao comprador, ou se oferecem para receber a mercadoria na própria sede do clube.

Maior fidelização de clientes

Se no processo de compra ou no final da compra solicitamos os dados dos clientes, estes servem para manter contato e poder informá-los de novas promoções ou notícias relevantes do clube. Informação é poder, e se você o possui, você pode fazer grandes coisas com ele.

Maior comodidade para o cliente

O cliente não precisa ir a lugar nenhum para comprar, ele sempre saberá se o produto está disponível e recebe o produto em casa. Há uma tendência de facilitar os processos de compra. O consumidor já está acostumado a não perder tempo para fazer a compra. Por que eu deveria fazer isso para comprar o agasalho do clube?

Vamos lá, agora sim. Nós o convencemos. Perfeito. Vamos explicar as 4 maneiras diferentes de criar um e-commerce para o seu clube, e decidir qual é o melhor para você

Diferentes tipos de e-commerce para o seu clube esportivo

Página web

Se você já tem seu próprio site, você pode adicionar uma seção que funciona como uma loja ou criá-la a partir do zero. Se você não tem experiência neste campo online, você pode encontrar as etapas e recomendações para criá-lo ou contratar empresas que se dedicam a isso. Tem que ser um site atraente e intuitivo para ajudar na conversão. Não se esqueça que o site é a vitrine. Mas alguém deve atualizar as estoques (ao vendêr é atualizado, mas talvez você incorpore o novo estoque ou também vendas offline), cuide dos pedidos, etc.

Neste post você pode ver 6 motivos pelos quais é importante ter um site para o seu clube.

Marketplace

Você pode fazer parte de um marketplace, uma loja de lojas como Amazon ou Ebay. Você tem que ter certeza de que as pessoas interessadas em seus produtos saibam onde encontrá-los. O benefício é menor nesses casos, já que você tem que levar em conta a comissão a ser paga para poder fazer parte deles. No entanto, você não tem que se preocupar em montar uma loja online, eles facilitam muito para você publicar as fotos, informações, estoques e vender!

Dropshipping

Funciona como sua própria loja, mas sua função é intermediária entre o cliente e o fabricante, que é responsável pelo envio do produto. É uma das melhores opções se o que você vende são produtos do fabricante. Mas se o seu clube tem roupas personalizadas com o logotipo e patrocinadores, é improvável que seja capaz de usar essa opção. E você terá que adquirir e armazenar seu próprio estoque.

Mídias Sociais

Se você não tem um orçamento grande ou quer testar o terreno primeiro, você pode usar as redes sociais para começar no mundo do e-commerce. O Facebook de uma página de torcedores permite criar uma loja para expor o produto. Se o cliente estiver interessado, você só terá que fornecer as informações de pagamento (PayPal ou transferência) e enviar o produto. No Instagram e Twitter você pode divulgar seus produtos e já seria por mensagens privadas a gestão da venda.

A Internet é um mundo com muitas possibilidades pela frente e pode ser muito útil para a expansão do seu clube. Se você decidiu dar mais um passo em direção à transformação digital, podemos ajudá-lo a montar sua própria loja online.  Na Clupik podemos aconselhá-lo sobre qual é a melhor opção para o seu clube esportivo.